quinta-feira, 9 de abril de 2009

Será Dunga?

Na tarde do dia 31 de março, o técnico da Seleção Brasileira Dunga e seu auxiliar Jorginho participaram do programa Arena Sportv, apresentado por Cleber Machado, ao vivo de Porto Alegre, onde o Brasil venceu a seleção peruana no dia 1° de abril por 3x0, com gols de Luis Fabiano (2) e Felipe Melo.

Ao ser indagado por Cleber Machado sobre a possibilidade de convocar Ramires do Cruzeiro para os lugares de Gilberto Silva ou Felipe Melo, Dunga alegou que no Cruzeiro, Ramires joga de “terceiro volante”, à frente de Fabrício e Marquinhos Paraná, e para jogar na seleção teria que passar por um período de adaptação, o qual o treinador não é a favor.

O jornalista Marco Antonio Rodrigues lembrou que na Copa do Mundo de 1970 alguns brasileiros tiveram que se adaptar a novas posições e saíram-se muito bem, como Rivelino, que nunca havia jogado como ponta-esquerda, e Piazza, que não estava acostumado a jogar como 4° zagueiro.

Dunga replicou, alegando que naquela época as Seleções tinham pelo menos três meses de treinamentos, em suas preparações para Copas do Mundo, e que hoje em dia, para jogos de eliminatórias, as seleções têm no máximo uma semana.

Na minha opinião, as coisas não são tão simples assim. Muitos outros fatores estão ligados a um bom rendimento de certos jogadores, tais como disciplina, auto-confiança e vontade de jogar. Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, não consegue encontrar uma posição na seleção, desde quando jogava no Barcelona. Já jogou como camisa 10, ponta-esquerda, atacante e nada. Já Elano, preterido no Manchester City pelo treinador Mark Hughes, conseguiu render bem em várias funções no meio campo, desde primeiro volante até 4° homem de meio-campo, basta analisar os jogos contra Argentina e Itália, em Londres e Portugal, em Brasília.

Cariocão e Paulistinha

Enfim os principais campeonatos estaduais (carioca e paulista) não contam com nenhuma zebra em seus quadrangulares finais. Na Taça Rio, Vasco, Fluminense, Botafogo e Flamengo classificaram-se para as semi-finais. Os dois primeiros com certa facilidade. Os dois últimos contaram com um grupo que tinha algumas surpresas, como Bangu e Macaé, mas na reta final subiram um pouco de ritmo e afastaram as zebras.

Em São Paulo, o Santos deve sua classificação à Kleber Pereira. No último jogo da fase classificatória o atacante fez 3 gols e colocou o “glorioso alvinegro praiano” nas semi-finais, onde seu time enfrentará o – decrescente – Palmeiras. Corinthians e São Paulo fazem o outro jogo.

The chaaaaaaaampioooooooooons

Na terça-feira aconteceram 2 jogos pela Liga dos Campeões da Europa, Manchester United x Porto e Villarreal x Arsenal. Eu vi o segundo e infelizmente nem os melhores momentos do primeiro eu vi, mas pra não deixar vocês na mão, foi 2x2. Rooney e Tevez para os “Reds” e Cristian Rodriguez e Mariano Gonzalez para os “Dragões” do Porto. Bem feito para os torcedores ingleses, que na semana passada diziam não conhecer nenhum jogador do Porto sequer, inclusive o goleiro Hélton e o atacante Lisandro López.

Agora o confronto Villarreal x Arsenal. O jogo começou meio frio, mas com ligeira vantagem do time espanhol. Tal vantagem traduziu-se na bomba de Marcos Senna que entrou no ângulo. O goleiro Almunia nada pôde fazer. Depois disso o jogo melhorou bastante, mas se engana quem pensa que a melhora veio por parte do Arsenal, que corria atrás do placar. O Villarreal percebeu que o time do Arsenal não tinha nenhuma criatividade no meio campo. Fabregas e Denílson nada faziam, e Van Persie e Arshavin não estavam em campo. O primeiro por lesão, o segundo por não ter chegado a tempo de ser escrito.

Aos 33 minutos o goleiro Almunia do Arsenal sentiu lesão muscular e foi substituído pelo polonês Fabianski. Como desgraça pouca é bobagem, aos 43, foi a vez do zagueiro Gallas forçar o técnico Arsene Wenger a fazer sua 2ª substituição por lesão no jogo, ao colocar em jogo o suíço Djorou.

Todos os indícios apontavam para uma vitória ainda mais larga do time do Villarreal. Entretanto, não há lógica no futebol, não é mesmo?

E foi assim que no segundo tempo o togolês Adebayor empatou o jogo com um golaço de bicicleta. Depois do gol o Arsenal mostrou um pouco mais de empenho para atacar, mas a zaga do Villarreal muito bem posicionada, e que ainda contava com a cobertura de Marcos Senna, saiu-se bem.

Na quarta-feira outros dois jogos ocorreram pela Liga dos Campeões da Europa. Liverpool 1x3 Chelsea e Barcelona 4x0 Bayern Munich.

É muito difícil comentar alguma coisa sobre o jogo do Barcelona. Quando eu liguei a TV, o Barça já ganhava por 1x0, e antes que eu pudesse dizer: “Paaai ta passando joooogo” o time espanhol fez o 2°. Os outros dois gols também saíram com facilidade. Não tem como destacar alguém individualmente no Barcelona, apesar do Messi ter jogado muito, pelo simples fato de que todo mundo jogou muito. Xavi, Iniesta, Dani Alves, Eto’o, Henry e o já citado Messi. Pelo lado do Bayern, os destaques foram... ah sim, o Van Bommel, por ter batido do inicio ao fim.

Copa do Brasil

No estádio Godofredo Cruz, na cidade de Campos, Rio de Janeiro, o Americano fez minha alegria antes mesmo do jogo do Flamengo começar. Jogando contra o Botafogo, o time do Norte Fluminense começou perdendo. Juninho bateu falta e contou com a sorte, já que a bola resvalou no defensor do Americano e ficou fora de alcance do goleiro Jéferson.

Não deu nem tempo pra cachorrada comemorar. O meia americano Éberson, dominou de direita e bateu de canhota sem deixar a bola cair, na entrada da área empatando o jogo.

No segundo tempo o Botafogo parecia se contentar com o empate. Apesar de subir ao ataque algumas vezes, até mesmo com certo perigo, o time mais se aproveitava dos espaços deixados pelo adversário do que se esforçava para criar as jogadas. O castigo veio aos 33 minutos, após bola alçada na área, ninguém da zaga botafoguense afastou o perigo e o zagueiro do Americano, Anderson, virou o placar. Na próxima quinta-feira acontece o jogo de volta no estádio Engenhão.

Em Belém do Pará, no estádio Mangueirão, o Flamengo derrotou a equipe do Remo por 2x0. O time do Remo é fraco, o Flamengo jogou como time fraco (mais se poupando para o jogo contra o Fluminense no final de semana) e o jogo, é claro, foi bem fraco. O Flamengo se contentou em fazer o que tinha de ser feito, já que a vitória por dois gols de diferença eliminaria a necessidade de jogo de volta no Rio de Janeiro. Williams e Emerson fizeram os gols.

Boa mesmo foi a preliminar dos Gigantes do Norte contra o Sub-13 do Remo.
Para quem não sabe quem são os Gigantes do Norte, trata-se de uma iniciativa do time do Tuna-Luso para inclusão social de anões por meio de esportes. Vagner Love e Petkovic são os destaques do time da Branca de Neve.

Especulações

Se a briga entre Internazionale e Juventus para decidir o Campeonato Italiano já está perdendo as forças, outro embate está prestes a começar, pelo meio-campista brasileiro Diego, do Werder Bremen. O pai do jogador, que é também seu assessor, já está na Itália para estudar as propostas de ambos os times.

Os dois times da cidade romana se livraram de uma boa na última semana. Lazio e Roma estavam sondando o zagueiro brasileiro Edu Dracena do Fenerbahçe. Eis que o zagueiro ex-Cruzeiro rompe alguns ligamentos do joelho. A previsão para volta aos gramados é de no mínimo 4 meses. A Lazio já se mobilizou para adquirir o companheiro de zaga de Edu Dracena, nada mais nada menos que o uruguaio Lugano.

Um comentário:

  1. Dunga?! Quem é Dunga?!

    Na boa, faz tempo que não sei quem é Dunga...

    Técnico que "quase" perde para a Bolívia (para mim empate foi derrota) e que ganha do Peru (Último colocado dessa eliminatórias) e ainda acha que foi positivo o saldo no fim das contas, na boa?! Esse cara tinha que se matar... Nego quer fazer dele um novo Felipão... Nunca se´ra, nunca!!!

    Quanto ao Ramires, acho que ele entra bem no lugar do... do qualquer um, ele te mais sangue do que todos (menos do Júlio, ele é lindo!). Esse merece a seleção e merece, antes de mais nada, jogar com a 10... Exagerei?! hahahaha

    Beijundas, Anderson...

    ResponderExcluir